Quarta, 22 de Setembro de 2021
20°

Pancada de chuva

Lavras - MG

Cidades Falecimento

Lavras perde o professor Américo Ciociola

O Professor Américo Iorio Ciociola, vai deixar um vazio na comunidade acadêmica de Lavras

01/08/2021 às 21h32 Atualizada em 01/08/2021 às 22h01
Por: Redacao
Compartilhe:
Lavras perde o professor Américo Ciociola

A comunidade universitária de Lavras foi abalada com a notícia do falecimento do professor Américo Iorio Ciociola(foto), aos 81 anos, ocorrido ontem sábado, dia 31 de julho.

 
Não convivemos próximos com o professor Américo, mas lembramos de quando ocupamos um cargo de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Lavras, período em que sua esposa, a professora Beth Ciociola, também era vereadora, às vezes coincidia de encontrá-lo nos corredores da Casa Legislativa e daí costumávamos trocar algumas amenidades.
 
A imagem que temos do professor Américo é de que sempre foi muito cortês, cavalheiro, um homem reto que buscava sistematicamente a justiça em todas as suas ações. Tanto ele quanto a professora Beth eram aposentados da Universidade Federal de Lavras (UFLA).
 
O magistério o qual dedicou toda a sua vida, assim como a esposa Beth, foi a maneira que o casal encontrou não só para transmitir o conhecimento e ajudar na evolução humana, mas para colaborar na busca de um mundo melhor.
 
O papel do professor, seja ele de qualquer nível, vai muito além das quatro paredes de uma sala de aula. Pena que nem sempre é reconhecido. Sem o concurso dos professores, por certo muitas conquistas dos últimos séculos ainda estariam a caminho.
 
Mas voltando à nota que publicamos com muito pesar, registre-se que além da esposa Beth, ele deixa três filhos. Américo Iorio Ciociola Junior, agronomo, Frederico, músico e Débora arquiteta. Os três, já encaminhados na vida.
 
É bom que se diga que, a arquiteta Débora Ciociola, residente no Paraná, faz parte da equipe do conceituado escritório do saudoso arquiteto de renome internacional, Jaime Lerner, e também é escritora de livros infantis.
 
Além de traços avançando sobre o espaço vazio para criar ambientes inovadores e aconchegantes, Débora tem se mostrado uma grata surpresa na literatura infantil.
 
Ao encerrarmos esse registro, aproveitamos para visitar e solidarizar-se com a esposa Beth e os filhos, e asseverar que estamos solidários em orações para que os Anjos acompanhem o professor Américo Iorio Ciociola à Casa do Altíssimo, onde vai celebrar a vida eterna.
 
 
 
J. Paulo
 
Editor
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lavras - MG Atualizado às 18h50 - Fonte: ClimaTempo
20°
Pancada de chuva

Mín. 15° Máx. 28°

Qui 30°C 12°C
Sex 31°C 10°C
Sáb 32°C 14°C
Dom 31°C 16°C
Seg 32°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio