Quarta, 22 de Setembro de 2021
24°

Pancada de chuva

Lavras - MG

Especiais Aniversário

RÁDIO INCONFIDÊNCIA AM COMEMORA 85 ANOS COM NOVIDADES

A emissora pública mineira festeja a data presenteando o ouvinte com a reestreia de programas, transmissão de radioconcerto com a Filarmônica, podcast com história, além de outras novidades

14/09/2021 às 11h40
Por: Redacao
Compartilhe:
RÁDIO INCONFIDÊNCIA AM COMEMORA 85 ANOS COM NOVIDADES

A Rádio Inconfidência AM, que integra a Empresa Mineira de Comunicação (EMC), vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), comemora 85 anos. Para dar início às celebrações, a “Gigante do Ar” apresenta uma nova grade de programação. Atrações que fizeram a história da emissora e que foram sucesso voltam às ondas do rádio. Interprogramas com depoimentos de ouvintes, funcionários e personalidades também fazem parte das comemorações. As festividades, que se estendem até dia 2 de setembro de 2022, apresentam mais novidades. Ainda este mês, o público acompanha um radioconcerto com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e, a partir de outubro, podcasts que resgatam a história da rádio.

A festa começa amanhã quarta (15), com nova programação. Entre elas, “As melhores do mundo” promete encerrar o fim de semana com chave de ouro.  No domingo, às 22h, a atração apresenta duas horas com o pop nacional e internacional que foi sucesso nas décadas de 60, 70, 80 e 90. O programa marca a entrada de Sulimar Silva na cena musical. Até então, sua voz era conhecida pelos ouvintes que acompanhavam o esporte na Inconfidência.

Música e humor também estão de volta com “Delírio e Cia”. Comandado por Everton Gontijo, o programa saiu do ar durante a pandemia e sofreu a perda do radialista Renato Lara Júnior que faleceu vítima da Covid-19 e que era co-apresentador da atração. Agora, em novo formato, Everton mantém a alegria com a participação de convidados especiais e promete bom repertório acompanhado de risadas. O “Delírio e Cia” vai ao ar de segunda a sexta, às 16h, e aos domingos, às 7h.

A voz feminina mais antiga da Inconfidência AM marca presença em mais uma atração. Tina Gonçalves, que já está à frente de um dos programas mais antigos do Brasil, “A hora do fazendeiro”, comanda, também, “Túnel do tempo”, ao vivo, aos sábados, às 7h. O programa reestreia a pedido dos ouvintes, que escolhem o repertório. A música que nasceu no campo e conquistou o espaço urbano volta à vitrine da rádio. O programa “Sertanejo moderno” reestreia sob o comando de Tarcísio Lopes, aos sábados, às 22h. A música de raiz continua na programação, também, com Cristiano Batista à frente do “Trem caipira”, diariamente, às 5h.

Um dos programas mais antigos, o “Esportes pelo ar”, volta à cena. A atração estreou nos primórdios da rádio, ainda na década de 40, e agora retorna ao microfone, sob o comando de José Augusto Toscano, com o melhor do futebol e outras modalidades, de segunda a sexta, às 20h, além da transmissão de alguns jogos. A equipe de jornalismo esportivo ainda marca presença no programa “Primeiras esportivas” trazendo as notícias dos atletas de Minas Gerais, do Brasil e do mundo, de segunda a sábado, às 11h.

Os ouvintes podem embarcar em uma viagem com “Universo Fantástico”. Comandado pelo professor da UFMG Renato Las Casas, o programa reestreia aos domingos, às 8h, e às sextas, às 21h. A atração traz ciência, tecnologia, ecologia, curiosidades e explora o fascinante planeta Terra.

Outros sucessos da FM chegam à programação da AM com transmissão em rede. Há mais de três décadas no ar, Bazar Maravilha, com Tutti Maravilha, preenche as tardes da semana, a partir das 14h. As notícias de Minas Gerais, do Brasil e do mundo chegam, em novos horários, com o “Jornal da Inconfidência”, às 7h e às 18h45. Regina Palla apresenta “Música e notícia”, às 7h15, para começar o dia. Mais notícias com a equipe de jornalismo da Inconfidência que traz, a cada hora, boletins com as novidades e informações de interesse da população.

Durante a semana, programas são apresentados em novos horários. “Em boa companhia”, com Pedro Henrique Vieira, vai ao ar às 9h. Já “Revista da tarde”, com Débora Rajão, às 12h.

FILARMÔNICA E OUTROS ESPECIAIS

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais festeja os 85 anos da “Rádio Inconfidência AM – Gigante do Ar” no dia 20 de setembro. Ao vivo, direto da Sala Minas Gerais, o jornalista Pedro Henrique Vieira apresenta um radioconcerto com os musicistas da orquestra que executam peças de compositores brasileiros. A atração ainda conta com entrevistas com profissionais que fizeram parte da história da rádio.

Podcasts também estreiam, em breve, trazendo um resgate da era de ouro da rádio até os dias de hoje. Organizado pela jornalista Velise Maciel, a atração conta a história da emissora pública mineira e traz depoimentos de pesquisadores e personalidades, como cantores e maestros, que fizeram da rádio a “Gigante do ar”. Os ouvintes e os profissionais também têm voz em interprogramas que mostram a importância da Inconfidência na vida de cada um, que este ano tem como slogan "Nossa história é a sua história".

HISTÓRIA

No dia 3 de setembro de 1936 foi ao ar, no prédio da Feira Permanente de Amostras, em Belo Horizonte, a Inconfidência AM. Pioneira, foi a primeira emissora de Minas Gerais e, acredita-se, do Brasil a transmitir, de outro país, uma copa do mundo de futebol. A rádio também conta com um dos programas mais antigos e tradicionais do mundo: “A hora do fazendeiro”. Dos seus microfones, saíram radionovelas, orquestras e artistas que ganharam o palco no Brasil e no mundo, como Carmen Miranda, Nelson Gonçalves, Clara Nunes e o maestro Juvenal Dias. Avante no tempo, a rádio chegou à FM no 2 de fevereiro de 1979. Em junho de 2017, a rádio se moderniza e ganha nova sede, no Centro de Cultura Presidente Itamar Franco ao lado da Rede Minas e da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Ao lado da Rede Minas, a Inconfidência faz parte da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult – MG).


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lavras - MG Atualizado às 17h50 - Fonte: ClimaTempo
24°
Pancada de chuva

Mín. 15° Máx. 28°

Qui 30°C 12°C
Sex 31°C 10°C
Sáb 32°C 14°C
Dom 31°C 16°C
Seg 32°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio