Anúncio
Inovação

Dois projetos da UFLA são aprovados pela Fapemig para o enfrentamento da Covid-19

E os projetos da UFLA que foram aprovados contam com uma equipe multidisciplinar para a sua execução

16/05/2020 10h48
Por: Redacao

Os projetos “Sistema de enclausuramento e transporte de pacientes com Covid-19” e “Sistema de ventilação automatizado para auxílio a pacientes com Covid-19”, coordenados respectivamente pelos professores Sandro Pereira e Joelma Rezende Pereira, do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (DEG/UFLA), estão entre os 19 projetos aprovados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Foram submetidas mais de 190 propostas no https://fapemig.br/pt/chamadas_resultados_oportunidades_fapemig/">Edital Fapemig Chamada 01/2020, lançado no fim do mês de março. E os projetos da UFLA que foram aprovados contam com uma equipe multidisciplinar para a sua execução. “Isso só foi possível porque uniu-se um time multidisciplinar, com várias especialidades e olhares diferentes, para poder auxiliar a sociedade”, comenta o professor Sandro.

Sistema de enclausuramento e transporte de pacientes

Com o objetivo de reduzir a possibilidade de infecção de outros pacientes e profissionais de saúde que atuam na linha de frente, foi criado um sistema de enclausuramento e transporte com a intenção de isolar o paciente com suspeita ou confirmação de infecção pelo coronavírus.

Esse sistema é capaz de manter uma atmosfera controlada interna, com controle de vazão e pressão, fluxo contínuo de ar e saída, e total desinfecção do vírus. A aplicação do sistema será de grande utilidade para a movimentação de pacientes com Covid-19 entre as diversas alas hospitalares, considerando ainda deslocamentos de CTI e de ambientes externos ao hospital.

O professor Sandro explica que “o sistema de enclausuramento e transporte é fundamental para toda rede pública de hospitais – SUS e que terá a sua aplicação não só no combate da Covid-19, mas para qualquer doença que permita contágio entre as pessoas, por exemplo a Tuberculose, entre outras”.

Sistema de ventilação automatizado

O projeto visa auxiliar o atendimento de pacientes com Covid-19, quanto à ventilação pulmonar, https://ufla.br/noticias/pesquisa/13677-professores-da-ufla-desenvolvem-dispositivo-capaz-de-automatizar-equipamento-de-ventilacao-manual-ambu">desenvolvendo um sistema de automação para o suporte ventilatório mecânico, conhecido como ambu. Esse suporte poderá ser aplicado nos postos avançados de saúde e hospitais de campanha, que geralmente não possuem toda infraestrutura necessária para o pronto atendimento em pacientes com Covid-19.

“Foi desenvolvido esse protótipo com o objetivo de auxiliar os profissionais de saúde no atendimento rápido no transporte, na movimentação de pacientes positivos para Covid-19 dentro dos hospitais e das unidades de saúde. Sendo assim, essa equipe multidisciplinar se reuniu para atender a essa demanda específica que foi levantada pelos profissionais de Lavras. Já estamos na fase de teste em seres vivos e logo estará no mercado para atender a toda a população”, detalha a professora Joelma.

Texto: Greicielle dos Santos - bolsista - Dcom

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários