Anúncio
Unilavras

UNILAVRAS INOVA COM LABORATÓRIOS VIRTUAIS

O Unilavras se destaca como um dos pioneiros na aquisição desses laboratórios entre as instituições de Minas Gerais

28/05/2020 09h49
Por: Redacao

O Unilavras sempre à procura de novas metodologias de ensino para ampliar a qualidade do aprendizado dos seus alunos trouxe mais uma inovação tecnológica: os laboratórios virtuais. Com a implantação do regime letivo remoto, este recurso se tornou um diferencial para os alunos dos cursos de engenharias para realizar a prática dos conteúdos.

O Unilavras se destaca como um dos pioneiros na aquisição desses laboratórios entre as instituições de Minas Gerais. Já são 28 laboratórios implantados neste semestre e a previsão é que mais disciplinas e cursos recebam os conteúdos práticos. Os laboratórios foram desenvolvidos inicialmente para faculdades dos Estados Unidos e, em 2018, os desenvolvedores da plataforma trouxeram a novidade para o Brasil, empresa essa, parceira do Unilavras.

Os laboratórios são uma simulação do que acontece nos laboratórios presenciais. Ou seja, tudo que o aluno faria em um laboratório físico, é feito na forma virtual: colocar equipamentos de proteção, por exemplo, são “fases” obrigatórias das atividades.

A professora Thaís Martins, que ministra aulas no curso de Engenharia Civil, já está trabalhando com a nova ferramenta e disse que está sendo muito bem recebida pelos alunos, já que os laboratórios “são uma forma de variar a abordagem de disciplinas onde seriam realizadas apenas práticas em laboratórios. Isso pode fazer com que o aluno se sinta mais motivado”.

Com a plataforma os alunos podem fazer os experimentos quantas vezes forem necessárias e acessar de qualquer lugar, basta ter acesso à internet e a um computador ou celular. Isso foi uma facilidade para Laerson Oliveira da Silva, que é aluno do 10° período do curso de Engenharia Civil. “Como eu trabalho, durante o dia, aproveito o intervalo para realizar a prática nos laboratórios virtuais. Isso tem sido um grande complemento na minha formação. Posso praticar o quanto quiser até me sentir seguro”.

A estrutura conta com orientações para que o aluno se sinta capaz de realizar a atividade como se fosse uma atividade presencial. Existem lembretes para que eles utilizem os jalecos e óculos e tomem o cuidado necessário como se uma prática presencial. Ao final dos experimentos os alunos vão responder a algumas questões relacionadas à atividade realizada, como forma de revisar o que foi feito naquele momento.

“Os laboratórios são uma nova ferramenta utilizada para a prática dos nossos alunos. Essa metodologia é inovadora e tende a apoiar os estudantes na fixação dos conteúdos práticos, mesmo já tendo sido realizado nos laboratórios presenciais”, acrescentou Marcelo Ferreira Viana, Diretor de Graduação do Unilavras.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários