Anúncio
Doação de Sangue

Fundação Hemominas universaliza critérios para doação de sangue

A Fundação Hemominas excluiu do questionário de triagem clínica a pergunta sobre homens que fizeram sexo com outros homens nos últimos doze meses

20/06/2020 15h20
Por: Redacao

Considerando a conclusão do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5543 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no último dia 08/05/2020, e em atendimento à Lei Estadual 23.654, de 09/06/2020, a Fundação Hemominas informa que as restrições, normas, requisitos e os critérios para doação de sangue serão aplicados igualmente a todos os candidatos à doação de sangue, sem distinção discriminatória de cor, raça, orientação sexual, identidade de gênero, entre outros, avaliando-se justificadamente as condutas individuais visando à proteção da saúde pública.

Dessa forma, desde o dia 12 de junho/2020, a Fundação Hemominas excluiu do questionário de triagem clínica a pergunta sobre homens que fizeram sexo com outros homens nos últimos doze meses.

Fique atento! Todos os candidatos sempre são submetidos à avaliação clínica e devem preencher os requisitos para a doação, seguindo as normas técnicas.

Os critérios básicos para candidatar-se à doação de sangue são:

*Estar em boas condições de saúde;

*Ter entre 16 e 69 anos (jovens de 16 e 17 anos e acima de 60 devem consultar as condições especiais em www.hemominas.mg.gov.br );

*Pesar acima de 50 kg;

*Não estar em jejum. Pela manhã alimentar-se normalmente; após o almoço, aguardar 3 horas;

*Não apresentar sintomas gripais (febre, tosse, coriza, diarreia) nos últimos 30 dias.

Outros critérios podem ser acessados aqui.

Mais do que nunca, principalmente em tempos de pandemia, é fundamental que as pessoas saudáveis compareçam a qualquer das unidades da Hemominas e contribuam para manter os estoques de sangue em níveis seguros: a demanda é diária.

Lembre-se: para evitar aglomerações, agende sua doação online ou pelo MGapp.

Doe sangue. Sua atitude salva vidas!

 

 

Com Hemominas

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários