Sábado, 21 de Maio de 2022
14°

Tempo aberto

Lavras - MG

Saúde Qualidade de Vida

Emagrecimento: Exercícios aeróbicos ou musculação, qual a melhor opção?

Muitas pessoas questionam qual tipo de exercício é mais eficaz no processo de emagrecimento, se é o exercício aeróbico ou a musculação.

19/04/2022 às 12h29 Atualizada em 19/04/2022 às 13h50
Por: Corpo & Saúde
Compartilhe:
Emagrecimento: Exercícios aeróbicos ou musculação, qual a melhor opção?

Muitas pessoas questionam qual tipo de exercício é mais eficaz no processo de emagrecimento, se é o exercício aeróbico ou a musculação.

Exercícios aeróbicos são aqueles realizados de maneira contínua que utilizam o oxigênio como principal fonte de energia, alguns exemplos de exercícios aeróbicos são : caminhadas, corridas, spinning, natação hidroginástica, jump, dança, eles ajudam a melhorar o condicionamento cardiorrespiratório, ajudam no sistema cardiovascular fazendo com que o coração bombeie mais sangue para o corpo, reduz o risco de algumas doenças crônicas, reduz a fadiga, aumenta a resistência e promovem um considerável gasto calórico.

 

A musculação, o trabalho com pesos, também tem um papel importante no processo de emagrecimento. Com ela, aumentamos a massa magra e perdemos gordura, evitando a flacidez, pois os músculos ficarão mais fortes e tonificados, e consequentemente, consumirá mais energia para sua manutenção, promove também o aumento do metabolismo basal e potencialização da queima de gordura, até mesmo em repouso. Isso significa que após o exercício seu corpo continua queimando calorias.

Muitos acreditam que exercícios que nos fazem suar mais são aqueles que emagrecem mais, porém isso já foi considerado um mito. Outro mito é achar que a gordura vai se transformar em músculo, isso não é possível, pois eles são tecidos diferentes. Ao emagrecer a célula adiposa diminui de tamanho e a musculação contribui para aumentar a massa muscular apenas.

Então, entre musculação e o exercício aeróbico a melhor resposta é as duas modalidades juntas, pois uma complementa a outra.

Vale ressaltar que uma alimentação balanceada e exercícios, ambos prescritos e acompanhados por um profissional, constância e dedicação são imprescindíveis para bons resultados.

 

Por Alexia Personal Trainer 
Cref: 046463-G/MG

 

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários