A musculação, o trabalho com pesos, também tem um papel importante no processo de emagrecimento. Com ela, aumentamos a massa magra e perdemos gordura, evitando a flacidez, pois os músculos ficarão mais fortes e tonificados, e consequentemente, consumirá mais energia para sua manutenção, promove também o aumento do metabolismo basal e potencialização da queima de gordura, até mesmo em repouso. Isso significa que após o exercício seu corpo continua queimando calorias.
Muitos acreditam que exercícios que nos fazem suar mais são aqueles que emagrecem mais, porém isso já foi considerado um mito. Outro mito é achar que a gordura vai se transformar em músculo, isso não é possível, pois eles são tecidos diferentes. Ao emagrecer a célula adiposa diminui de tamanho e a musculação contribui para aumentar a massa muscular apenas.
Então, entre musculação e o exercício aeróbico a melhor resposta é as duas modalidades juntas, pois uma complementa a outra.
Vale ressaltar que uma alimentação balanceada e exercícios, ambos prescritos e acompanhados por um profissional, constância e dedicação são imprescindíveis para bons resultados.
Por Alexia Personal Trainer
Cref: 046463-G/MG
Mín. 9° Máx. 20°