Sábado, 20 de Abril de 2024
16°

Tempo nublado

Lavras, MG

Política Oncológia

Lavras: Secretaria Estadual e Regional de Saúde( Varginha) veta oncologia na Santa Casa! E agora?

As forças vivas de Lavras e região a hora é de união em favor do credenciamento oncológico da Santa Casa de Misericórdia

19/05/2022 às 16h55 Atualizada em 19/05/2022 às 19h29
Por: Redacao
Compartilhe:
Lavras: Secretaria Estadual e Regional de Saúde( Varginha) veta oncologia na Santa Casa! E agora?

A Secretária Municipal de Saúde, Iara Menicucci, em um comunicado informa a triste noticia, que a  Superintendência Regional de Saúde, em Varginha e a Secretária Estadual de Saúde, indeferiram o credenciamento do serviço de oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Lavras.

Neste comunicado, é informado por quais motivos a Santa Casa de Misericórdia, não pode ser credenciada pelo SUS, para atender pacientes oncológicos. É alegado, que a macrorregião não comporta este tratamento, e por não ter número suficiente de leitos de UTI.

O mais interessante, é que pensando nisso, o número de leitos em UTI da Santa Casa foi triplicado. Varginha, que hoje tem este serviço na região, fará tudo para continuar sendo (cidade) polo neste tipo de tratamento.

Enquanto isso, os lavrenses que vierem a precisar de tratamento oncológico vão continuar viajando diariamente quase 100 KM. Essa viagem para quem já está debilitado pelo câncer, é um calvário.

A luta para ter este tratamento é de toda nossa macroregião. Agora, é preciso ver como vai ficar a situação da Santa Casa de Misericórdia de Lavras, que já importou e instalou equipamentos modernos para os tratamentos de oncologia com recursos públicos, esperando este credenciamento.

Será, que ira atender somente planos de saúde e quem pode pagar? A Prefeitura Municipal de Lavras, ao final do comunicado deixa claro, que continuará a luta para o credenciamento da oncologia da Santa Casa de Lavras.

Agora, tá hora de unirmos todos neste objetivo de ter o tratamento oncológico pelo SUS para beneficiar Lavras e região. É hora dos vereadores, prefeita e todas as forças vivas do município, cobrar de todos que receberam votos aqui nas últimas eleições proporcionais e majoritárias o empenho para que possamos ter este tratamento contra o câncer pelo SUS.

É bom recordar que o governador Zema, que é candidato a reeleição e se não resolver através da Secretária Estadual de Saúde e Superintendência Regional de Saúde Varginha) não merece receber votos dos lavrenses e nem dos eleitores de nossa macroregião.

 

 

PS:

Um lembrete,  decisões como essa ( credenciamento SUS) são técnicas e políticas, por isso, a necessidade de cobrança de quem recebe ou recebeu votos em Lavras e na macroregião.
 

 

 

 

J.Paulo

Editor

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Lis AlcantaraHá 2 anos Lavras...sempre olha por nós, um motorista de ambulância, conseguiu transporte para mim(por ver a real necessidade, pois , pela secretaria de saúde, talvez teria ficado mais uma pernoite no HBP, em plena pandemia. Enfim, precisamos de muitos ajustes. E não podemos nos render! Lavras tem capacidade SIM , para melhorar e amenizar as dores de quem padece dessa doença! Temos que unir forças!
Lis AlcantaraHá 2 anos Lavras...de tratamentos complementares(diga-se radioterapia, quimioterapia,entre outros, tendo agora que fazer acompanhamento(consultas) à cada 3 meses. Mas, via a dificuldade de várias pessoas que passavam pelos procedimentos, e ficavam(ficam!) por horas esperando o último paciente ser liberado para virem embora.Sobre o atendimento:Muito humanizado, ótimos profissionais! Sobre o atendimento aqui: falta empatia(por pouco, saí da cirurgia, no abdomen e voltei "no ônibus")pasmem!Mas, como Deus...
Lis AlcantaraHá 2 anos LavrasDando meu testemunho: Fui(sou) paciente oncológica, assistida em Varginha. Senti na pele os transtornos. Muitos procedimentos PODERIAM SIM, ser realizados em Lavras. Um exemplo...na mesma semana, tive consulta no Cardiologista, no anestesista e fiz uma ressonância. Detalhe: cada compromisso num dia diferente, tendo que sair de casa antes das )5h, e retornando em torno das 17h. Isso poderia ser amenizado! Graças à Deus , meu caso foi de sucesso, precisei fazer uma cirurgia e não preciso...
Mostrar mais comentários
Lavras, MG Atualizado às 03h04 - Fonte: ClimaTempo
16°
Tempo nublado

Mín. 14° Máx. 25°

Dom 25°C 13°C
Seg 25°C 14°C
Ter 26°C 14°C
Qua 26°C 15°C
Qui 27°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes