Segunda, 23 de Novembro de 2020
35 99103-0502
Cidades Eleições/2020

PCMG integra Gabinete Institucional de Segurança para as Eleições 2020

Conforme resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a apuração das infrações eleitorais caberá à Polícia Judiciária Civil - ou seja, à PCMG

10/11/2020 11h00
Por: Redacao
PCMG integra Gabinete Institucional de Segurança para as Eleições 2020

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) estará presente em mais de 300 cidades, no próximo dia 15 de novembro, durante a votação para prefeitos e vereadores nos municípios mineiros. Integrada a outros órgãos, a PCMG compõe o Gabinete Institucional de Segurança para as Eleições 2020, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), e terá como atribuição a repressão dos crimes eleitorais eventualmente cometidos.

 

Conforme resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a apuração das infrações eleitorais caberá à Polícia Judiciária Civil - ou seja, à PCMG, no caso do estado de Minas Gerais -, que atuará de forma supletiva nas localidades onde não há unidades da Polícia Federal. Assim, a Polícia Civil poderá efetuar prisões em flagrante, lavrar Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e, ainda, instaurar outros procedimentos investigatórios pertinentes, a depender da situação.

 

Parte das ações é adiantada pela superintendente de Investigação e Polícia Judiciária da PCMG, delegada-geral Ana Cláudia Perry. “Já estamos trabalhando com o objetivo de contribuir ao máximo para que os serviços atinentes à Polícia Civil aconteçam com a maior eficiência possível. Mais de 300 unidades estarão abertas no domingo (15/11) para receber todas as ocorrências, tanto as relacionadas com as eleições quanto as que envolvem crimes comuns”, explica.

 

O juiz auxiliar da Presidência do TRE-MG, Joemilson Donizetti Lopes, ressalta a atuação da PCMG nas eleições. “Essa iniciativa é extremamente importante para a valorização da atividade da polícia judiciária, que os policiais civis muito bem desempenham junto à Justiça Eleitoral. Manifesto, portanto, a minha gratidão a todos e desejo um excelente trabalho neste pleito eleitoral de 2020”, conclui, ao agradecer também o empenho das demais instituições envolvidas para que as eleições ocorram de forma segura.

 

Gabinete Institucional

 

O Gabinete Institucional de Segurança para as Eleições 2020 é composto por integrantes das polícias Federal, Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, da Procuradoria Regional Eleitoral de Minas Gerais e da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais.

 

A parceria visa coordenar, administrar, padronizar e comandar as ações de segurança das eleições em Minas Gerais, sem prejuízo das competências e atribuições dos juízes eleitorais. O objetivo é garantir a segurança de locais de votação e ambientes de atuação da Justiça Eleitoral, apurar crimes eleitorais e monitorar episódios de desinformação a respeito do processo eleitoral.

 

Cartilha

 

A PCMG, em parceria com o TRE-MG, lançou a cartilha “O que pode e o que não pode” para conscientizar a população sobre as infrações mais comuns em dias de eleições. O material também menciona as práticas vedadas e proibidas aos servidores públicos.

 

Clique AQUI para acessar o conteúdo.                                                 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.