Terça, 26 de Janeiro de 2021
35 99103-0502
Cidades Pintura

Lavras: Quadro “Verônica” retorna ao acervo da Igreja do Rosário

O Iphan repassou ao município o laudo técnico sobre a obra, diretrizes básicas para conservação de bens móveis e integrados e o relatório final sobre a restauração da pintura

24/11/2020 08h06 Atualizada há 2 meses
Por: Redacao
Lavras: Quadro “Verônica” retorna ao acervo da Igreja do Rosário

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico (CPPC/MPMG), e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por intermédio da Superintendente do Iphan em Minas Gerais, formalizaram a devolução da pintura em tela conhecida como "Verônica" à Diocese de São João Del Rei, representada na ocasião pelo Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Lavras.

A obra – patrimônio da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, foi retirada do local no final da década de 1950. Em 2009, o MPMG tomou conhecimento de que a pintura estaria acondicionada no Museu de Arte de São Paulo (Masp), fruto de uma doação. Após ser recuperada pela CPPC, a obra permaneceu no Iphan para restauração, concluída em 2017.
A pintura foi entregue à Paróquia de Sant’Anna, para comemoração, no próximo dia 21, dos 260 anos de sua criação. Além da assinatura do termo de entrega, o Iphan repassou ao município o laudo técnico sobre a obra, diretrizes básicas para conservação de bens móveis e integrados e o relatório final sobre a restauração da pintura.

 A coordenadora das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural, promotora de Justiça Giselle Ribeiro, ressalta a importância da efetiva devolução dos bens culturais aos locais de origem, possibilitando à comunidade que lhes confere significado que os usufrua.

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.