Quinta, 04 de Março de 2021
35 99103-0502
Cidades UFLA

Lavras: Secretário de Estado Adjunto de Saúde visitou Labcovid

A comitiva da Secretaria de Saúde visitou o LabCovid – laboratório referência para realização de testes moleculares de diagnóstico da Covid – 19 em Minas Gerais

02/02/2021 20h25 Atualizada há 4 semanas
Por: Redacao
O reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior Foto Sérgio Augusto
O reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior Foto Sérgio Augusto

Ontem segunda-feira (1º/2), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu o Secretário de Estado Adjunto de Saúde Luiz Marcelo Cabral Tavares. A comitiva da Secretaria de Saúde visitou o LabCovid – laboratório referência para realização de testes moleculares de diagnóstico da Covid – 19 em Minas Gerais - e acompanhou um mutirão para testagem de policiais civis de Lavras, realizado pela equipe do laboratório no Centro de Convivência do câmpus. 

A visita ocorreu logo após a solenidade de entrega da segunda remessa das doses de vacinas a Lavras, realizada no auditório da Prefeitura de Lavras na parte da manhã. O Município recebeu do governo estadual 3048 doses de imunizantes dos tipos Coronavac e Astrazeneca. Desse total, 1922 são para imunização de quem já havia recebido a primeira dose. Doses recebidas da Astrazeneca foram aplicadas durante o evento, de forma simbólica para marcar o início da campanha, em dez profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento, hospitais Vaz Monteiro e Santa Casa, e Postos de Saúde da Família (PSFs).

Em sua fala durante o evento, o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, cumprimentou os profissionais de saúde presentes pelo combate árduo à pandemia e enfatizou o trabalho da Universidade em parceria com o Município. “Agradecemos todas as oportunidades em que pudemos contribuir com ações junto à prefeitura, não apenas no combate à Covid-19. Estamos aqui representando o caminho que pode nos ajudar a sair desse momento de crise, que é a ciência, que é o conhecimento. Não existe saída fora da pesquisa científica. Esperamos que a população de Lavras tenha a UFLA como seu apoio, como um órgão técnico-científico tão importante”, discursou o professor.

Ao fazer referência à UFLA durante a solenidade, Luiz Marcelo Cabral Tavares reforçou a fala do reitor sobre a importância do serviço público. “A UFLA é realmente uma parceira, e o reitor foi apropriado em sua fala ao mencionar o papel do servidor público de ‘servir ao público’. É exatamente isso que devemos fazer. Temos que estar à disposição da sociedade e seguir aquilo que a ciência coloca à nossa disposição”. O Secretário de Estado Adjunto de Saúde também parabenizou as ações da Instituição com o LabCovid. “Faço meu cumprimento também à coordenação do LabCovid, representada aqui pela professora Joziana Barçante, pelo trabalho magistral que o laboratório tem desenvolvido”, completou.

A prefeita de Lavras, agradeceu a UFLA pela parceria e ressaltou a importância da Universidade para a cidade e para o mundo. “Lavras tem um orgulho muito grande de ter no seu solo uma universidade como a UFLA.  Recentemente, um de seus primeiros diretores, o professor Alysson Paolinelli, foi indicado ao prêmio Nobel por combater a fome no mundo.  Eu, como lavrense, também tenho um orgulho muito grande.”  

 

Sobre o Labcovid

Inaugurado em outubro de 2020, o LabCovid é um laboratório da UFLA com equipamentos de alta tecnologia para a realização de testes de diagnóstico molecular da Covid-19. Em Lavras, o LabCovid já processou mais de 1.500 amostras, incluindo profissionais da saúde de três hospitais da cidade, amostras ambientais, de indivíduos sintomáticos e assintomáticos. Só no ano de 2020, pelo menos 11 mil testes rápidos foram aplicados em conjunto, pela vigilância epidemiológica e pela UFLA, e pelo menos mil amostras foram processadas no LabCovid. No mutirão de testagens de segunda-feira (1º/2), foram coletadas 64 amostras de policiais civis de Lavras e de integrantes da comitiva que visitou à UFLA.

Em janeiro de 2021, o laboratório passou a receber também amostras para testagem por meio de um credenciamento à Fundação Ezequiel Dias (Funed), realizando cerca de 200 testes semanais dos municípios que compõem a microrregião de Lavras: Ijaci, Ingaí, Itumirim, Itutinga, Carrancas, Luminárias, Nepomuceno, Ribeirão Vermelho.

Além da realização de testes de diagnóstico, o LabCovid tem capacidade para armazenar vacinas contra a Covid-19 que precisem ser conservadas em temperaturas muito baixas, como a produzida pela farmacêutica norte-americana Pfizer em parceria com a empresa de biotecnologia alemã BioTech, que deve ser mantida a -70°c. A Universidade já disponibilizou ao governo estadual, caso seja necessário, dois ultrafreezers com capacidade para armazenar até 160 mil doses de vacina a temperaturas que variam de -50°c a -86°c. 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.