A Equipe Tróia garantiu uma vaga na final mundial da National Havoc Robot League (NHRL), uma das maiores competições de combate de robôs do mundo. Representando a UFLA e o Brasil, nos dias 25 e 16 de outubro, a equipe participou nos Estados Unidos, da última de seis etapas realizadas ao longo do ano para definir os finalistas, que disputarão a final no dia 7 de dezembro, com um prêmio de 1 milhão de dólares em jogo. A Troia competiu com três robôs, nas três categorias: Cavaco, Bjorn e Pegasus (na categoria de 30lb), que terminou em 3° lugar e garantiu a classificação para o Mundial.
A participação na competição foi um grande desafio para a equipe, como relatou o líder Davi Parreira. "Desde o início estávamos confiantes no potencial de nossos robôs, que estavam bem preparados. Foi uma honra representar a UFLA em um evento de tão alto nível e sermos reconhecidos pela organização pelo empenho que tivemos para estar lá".
Além dos desafios técnicos, a equipe enfrentou também o desafio do formato da competição, que exigia que todas as lutas ocorressem em um único dia, diferentemente do Brasil, onde o cronograma permite mais tempo para manutenção entre as batalhas. "Ter apenas um dia para todo o evento exigiu um trabalho rápido e preciso. Tivemos também o grande desafio dos custos da viagem e dos projetos, mas, graças ao apoio da Universidade e dos patrocinadores, conseguimos tornar esse sonho realidade", acrescentou Davi.
A Equipe Tróia, composta por 35 estudantes da Escola de Engenharias (EENG/UFLA), é orientada pelo professor Felipe Oliveira e Silva. Formada por estudantes dedicados a desenvolver soluções tecnológicas e a representar a UFLA em competições nacionais e internacionais, a equipe agora intensifica sua preparação para o Mundial, com o objetivo de trazer ainda mais visibilidade e conquistas para a Universidade e para o Brasil no cenário global de robótica. A final da competição será em Norwalk, Estados Unidos.( Fonte: DCOM/UFLA)
Mín. 16° Máx. 25°