Cerca de 28 milhões de brasileiros convivem com o zumbido, também chamado de tinnitus, uma condição marcada pela percepção de sons inexistentes no ambiente, como apitos ou chiados. Segundo dados da Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde, cerca de 28 milhões de brasileiros convivem com essa condição, que afeta diretamente a qualidade de vida.
Além disso, o zumbido pode ser o primeiro indicativo da manifestação de outros problemas de saúde. É o caso da perda auditiva, hipertensão, distúrbios circulatórios, ansiedade, alterações dos níveis de colesterol ou açúcar no sangue, hipovitaminoses e tumores, por exemplo.
A fonoaudióloga e audiologista Ariane Gonçalves, da AudioFisa Aparelhos Auditivos e autora do livro Descomplicando a Perda Auditiva, explica que o zumbido pode acometer indivíduos de todas as faixas etárias.
Causas do zumbido
As causas do zumbido podem se relacionar a fatores externos. Conheça os mais recorrentes abaixo:
Longa exposição a ruídos;
Acúmulo de cera nos ouvidos;
Infecções;
Desvios de coluna;
Doenças cardiovasculares;
Diabetes;
Problemas na articulação da mandíbula;
Consumo excessivo de substâncias como cafeína, álcool e tabaco.
A condição também pode se originar a partir do envelhecimento. Segundo um estudo da American Public Health Agency, o zumbido é o terceiro sintoma que mais gera incômodo nas pessoas, ficando atrás apenas de dores intensas e tonturas.
Fonte: Metrópoles Saúde
Mín. 18° Máx. 22°