Em um momento histórico para a educação brasileira, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Soares Scolforo, foi empossado como membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) ontem quinta-feira (12/12), em cerimônia realizada na capital federal.
Com outros 14 reitores e reitoras de universidades federais, Scolforo marcou presença em um evento promovido pelo Ministério da Educação (MEC) que reafirmou o papel estratégico da autonomia universitária e a importância da democracia na escolha dos líderes acadêmicos.
De Lavras para o Brasil
Professor Scolforo, que assumiu a reitoria da UFLA em maio deste ano, está à frente da gestão 2024-2028, ao lado do vice-reitor, professor Jackson Antônio Barbosa. Desde a posse oficial da equipe, em agosto, o compromisso com inovação, sustentabilidade e expansão do ensino público tem sido a marca registrada dessa administração.
Com um histórico de contribuições relevantes para as áreas de agronomia e meio ambiente, Scolforo foi saudado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, como um dos líderes com capacidade de transformar a realidade universitária e regional.
“A posse desses reitores é mais do que uma formalidade. É o reconhecimento de líderes que podem transformar não só suas universidades, mas também as comunidades ao seu redor”, destacou o ministro. Ao falar diretamente sobre a UFLA, Santana apontou a importância da instituição no cenário nacional e os desafios que a equipe liderada por Scolforo está preparada para enfrentar.
Liderança com impacto
O protagonismo da UFLA em pesquisas ambientais e agrícolas coloca a instituição como um ponto de referência no Brasil. Para a comunidade acadêmica de Lavras, a presença de seu reitor no CNE é uma oportunidade de levar as demandas locais a um debate de amplitude nacional.
Com foco no futuro, Scolforo reforça o compromisso de unir forças: “Estamos aqui para trabalhar por uma educação de qualidade, pautada na inclusão, na inovação e no fortalecimento das instituições públicas.”
Essa posse, além de destacar a importância da UFLA, também reafirma que, de Lavras para Brasília, o conhecimento tem poder para transformar.
Mín. 19° Máx. 29°