O Mirante da Bocaina tem procurado ser um canal (veja abaixo print do dia 24 de abril sobre este tema)para que a população encontre soluções para os seus problemas comunitários. Em muitos casos, a solução só aparece depois que o problema é exposto, cobrado e demonstrado publicamente — e, não raramente, mostramos que a “solução” dada não é a mais adequada.
No Bairro Novo Água Limpa, constantemente voltamos ao mesmo assunto, tentando resolver pela enésima vez uma situação que desafia a Secretaria de Obras da Prefeitura de Lavras a oferecer uma solução definitiva e segura — tanto para pedestres quanto para motoristas.
No dia 24 de abril, mostramos em vídeo que, na Rua Rio São Francisco com Rua Amazonas, no Bairro Água Limpa 2, uma caixa de inspeção de esgoto ou de água pluvial estava sem tampa, oferecendo risco real a quem trafega pelo local. Essa situação não é nova e tampouco é por falta de reclamações dos moradores, pedestres ou motoristas que o problema persiste sem solução definitiva.
Após a publicação do vídeo, uma nova tampa foi colocada no buraco — que fica no meio da rua. O que parecia ser uma solução revelou-se um novo problema. A tampa de concreto foi mal executada: ficou mais alta que o nível do asfalto e sem acabamento adequado. O resultado? Vários pneus de carros e caminhões foram danificados ao passarem sobre o ressalto.
Como se não bastasse, o serviço foi feito de forma tão precária que a tampa sequer estava apoiada corretamente sobre a boca da caixa. Resultado: um caminhão passou sobre ela e quebrou metade do tampão. Tudo isso era previsível. Era só olhar para perceber que a estrutura estava mal feita e fora do nível da rua.
Agora, a situação voltou à estaca zero. E resta saber: quanto tempo levará até que consertem novamente — e se será feito com qualidade ou mais uma vez de forma "meia boca"?
Está mais do que na hora da Câmara Municipal de Lavras, por meio de suas comissões de Serviços Urbanos, fiscalizar obras de reparo em vias públicas — sejam elas executadas por empreiteiras da Copasa, da Cemig ou pela própria Prefeitura. É preciso mostrar que Lavras tem vereadores que fiscalizam a qualidade dos serviços prestados à população.
Ver essa foto no Instagram
Fica aqui a sugestão: que a Câmara Municipal assuma esse papel com seriedade e veja a fiscalização como uma forma de colaborar com a administração municipal, garantindo segurança e qualidade nas obras realizadas tanto na zona urbana quanto na rural.
Fiscalizar é o primeiro mandamento de quem deseja honrar a confiança recebida nas urnas.
Mín. 8° Máx. 20°