A iniciativa da prefeita Jussara Meniucci, que a partir desta quarta-feira (4/6) disponibiliza pediatras em quase todos os PSFs de Lavras — com exceção do PSF 15 — vem sendo bem recebida pelas mães, especialmente neste período em que os casos de problemas respiratórios em crianças aumentam devido ao inverno.
Apesar da boa notícia, ainda faltam informações práticas: quantas fichas serão distribuídas? O atendimento será por ordem de chegada? E os casos que exigem urgência, como serão priorizados?
Mães da cidade também têm dúvidas sobre a carga horária dos profissionais. Muitos hospitais relatam dificuldade em manter pediatras em regime de plantão, pois grande parte desses especialistas prefere atuar em consultórios particulares, onde a espera por uma consulta pode levar até uma semana.
Outro ponto levantado é que alguns dos pediatras escalados para os PSFs de Lavras também têm vínculos com outras prefeituras da região, onde prestaram concurso público. Isso levanta preocupação sobre possíveis conflitos de horário e limitações na oferta de atendimento.
A busca por pediatras é uma realidade em todo o Brasil, e a expectativa é que, com as novas contratações anunciadas pela Prefeitura de Lavras, o atendimento especializado às crianças melhore significativamente — ajudando também a desafogar a UPA 24 horas.
No entanto, para que essa medida realmente funcione, é fundamental que os profissionais não fiquem limitados a um número reduzido de fichas ou a turnos parciais, atendendo apenas pela manhã ou pela tarde. A população precisa de um atendimento pediátrico contínuo, acessível e eficaz, principalmente em períodos de alta demanda.
Uma sugestão apontada por moradores é que a Secretaria Municipal de Saúde divulgue uma lista com os nomes dos pediatras, locais de atendimento e horários em cada PSF. Isso evitaria desencontros e boatos nas redes sociais — que muitas vezes viram verdadeiros tribunais — e daria às famílias a tranquilidade de saber onde e quando buscar atendimento.
Enquanto a rede pública municipal se reorganiza, a Santa Casa de Misericórdia de Lavras continua sendo um dos poucos hospitais da região com atendimento pediátrico contínuo. Atualmente, a instituição mantém três pediatras: um no Pronto-Socorro, outro na UTI Neonatal e um terceiro na sala de parto.
Segundo um clínico geral da casa, que preferiu não se identificar, a Santa Casa é a única unidade hospitalar da região com um pronto atendimento infantil 24 horas.
Recentemente, a Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio de sua Escola de Medicina, formou uma nova turma de médicos. No entanto, ainda não há informações claras sobre quantos desses profissionais seguirão a especialização em pediatria.
A expectativa agora é que a ampliação dos atendimentos anunciada pela prefeitura seja, de fato, um alívio para as famílias — mas, para isso, é preciso mais do que promessa: é necessário funcionamento claro, completo e transparente.
Mín. 10° Máx. 19°