O ar frio e seco chegou... e com ele, os vírus respiratórios voltaram a circular com força total em Minas Gerais. Segundo o mais recente boletim da Fiocruz (InfoGripe), o estado está entre os 21 do país com tendência de aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) — uma condição que pode evoluir rapidamente e exigir internação.
Embora o relatório destaque capitais como Belo Horizonte, os especialistas alertam que o interior não está imune. E isso inclui Lavras. Não temos um boletim oficial de casos em Lavras, mas a realidade nos serviços de saúde mostra um retrato preocupante: a UPA, os prontos-socorros e os PSF’s seguem com alta demanda de atendimentos, e os leitos hospitalares também estão pressionados.
No Brasil, já são mais de 93 mil casos de SRAG só em 2024, com metade confirmados por vírus como gripe, vírus sincicial respiratório e Covid-19.
É tempo de se proteger.
A vacinação contra a gripe está disponível e pode evitar complicações sérias.
O uso de soro fisiológico nasal, principalmente em crianças, ajuda a manter as vias respiratórias limpas e hidratadas.
Máscaras voltam a ser recomendadas em locais fechados ou com aglomeração, especialmente para quem está gripado.
E claro: lavar bem as mãos segue sendo um gesto simples, mas poderoso.
Lavras hoje segue com atenção total à saúde respiratória, mas a colaboração da população é essencial para evitar um cenário mais grave.
Se puder escolher entre correr atrás da doença ou prevenir... escolha se cuidar.
Mín. 11° Máx. 25°