Após o frio marcante na segunda semana de junho, a temperatura no Brasil terá uma grande elevação nos próximos dias, marcando o início da segunda quinzena do mês. Não há previsão de onda de calor, mas o afastamento da recente massa de ar polar e mudanças nos ventos em vários níveis da atmosfera vão contribuir para esse aumento significativo.
No Centro-Sul do país, o predomínio de sol e a circulação de ventos quentes vindos do Norte vão dificultar a chegada de novas frentes frias. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, o ar aquecido será reforçado pela ausência de massas de ar polar, trazendo alívio ao frio recente.
No Sul, as noites não serão tão geladas devido à nebulosidade e à chuva, que também marcam o início da segunda quinzena de junho com alertas de temporais em Mato Grosso do Sul e em partes da região sulista.
As capitais do Sul, como Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, terão máximas acima dos 20°C, mesmo com episódios de chuva e nebulosidade.
No Sudeste, São Paulo deve atingir 27°C na próxima quinta-feira, enquanto o Rio de Janeiro pode registrar temperaturas próximas a 30°C. Em Belo Horizonte e Vitória, os termômetros devem chegar a 27°C e 28°C, respectivamente.
Nas regiões ao norte e oeste de São Paulo e Minas Gerais, as temperaturas podem alcançar 30°C ao longo da terceira semana de junho.
No Centro-Oeste, o calor será ainda mais intenso, com máximas acima de 30°C em Campo Grande e Goiânia, e até 35°C em Cuiabá.
O clima mais quente traz alívio para muitos brasileiros após os dias gelados, mas também exige atenção aos alertas de temporais em algumas regiões.
Mín. 11° Máx. 25°