A passagem de uma frente fria pelo litoral da região Sudeste intensificou o vento marítimo, provocando forte acúmulo de umidade nas áreas próximas ao mar. Esse cenário vem favorecendo o surgimento de muitas áreas de instabilidade nos próximos dias, garantindo chuva frequente no litoral paulista, fluminense e capixaba. Por ora, a previsão indica tranquilidade no Sul de Minas.
Até domingo (4 de julho), a passagem da frente fria — combinada com circulação de ventos em níveis mais altos da atmosfera — vai manter o tempo instável .
No litoral do Rio de Janeiro, as estimativas indicam picos de até 150 mm em pontos isolados, especialmente em Angra dos Reis e Paraty, onde a chuva já é intensa .
Já o litoral de São Paulo e do Espírito Santo devem registrar entre 50 mm e 100 mm, valores elevados para o mês de julho, tradicionalmente mais seco
A Grande Rio acumulou até 80 mm em 24 horas, superando a média histórica de julho, de 57 mm .
Há preocupação especial com encostas, córregos e áreas baixas — alagamentos e deslizamentos podem ocorrer caso o volume se mantenha elevado.
A massa de ar polar, combinada com nebulosidade e chuva, vai manter as temperaturas baixas nos próximos dias, com sensações de frio nas tardes nas principais regiões litorâneas .
A ação desse sistema, aliada à proximidade de um ciclone extratropical na costa do Sul, aumenta o risco de mar agitado e ressacas no litoral Sudeste, exigindo atenção de banhistas e pesca artesanal climatempo.com.br.
De acordo com a Climatempo, as cidades do Sul de Minas, como Lavras (e regiões próximas), não terão chuva nos próximos dias, com previsão de tempo estável, céu nublado e aberturas de sol . O ar seco da massa polar inibe a formação de nuvens de chuva, mantendo o clima seco e tranquilo.Em resumo
Litoral Sudeste: expectativa de chuva frequente, por vezes forte, perigo de alagamentos, encostas e mar agitado.
Sul de Minas: tempo seco, sem precipitação importante nos próximos dias.
Fique ligado nas atualizações até domingo e, principalmente, em áreas de risco no litoral do Sudeste.
Mín. 11° Máx. 25°